entrar  Esqueceu a senha?   ou
Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso ao conteúdo

Técnica
20/01/2009 15:30:54
Avaliação da força muscular e da agilidade
Saiba os principais métodos para a mensuração da força muscular e da agilidade, capacidades importantes para o desempenho do atleta de futebol
Luis Felipe T. Polito

Adicionar aos favoritos

No último artigo, fizemos uma breve revisão sobre avaliação física e métodos de avaliação antropométrica. Seguindo a mesma linha, neste mês faremos breve revisão sobre os diversos métodos de avaliação da força muscular e da agilidade.

Podemos encontrar várias definições na literatura a respeito de força muscular, mas como esse não é o objetivo do presente estudo, ficaremos com definição simples dada por Barbanti (2003), onde força muscular nada mais é do que o grau de tensão exercido por um músculo contra uma dada resistência. A força e a resistência muscular podem ser avaliadas durante contrações musculares estáticas e dinâmicas, ou seja, quando a resistência é imóvel, tem-se uma contração isométrica (tensão muscular sem movimento articular); já quando a resistência é menor do que a força exercida tem-se uma contração concêntrica (tensão muscular durante o encurtamento das fibras); e quando a resistência for maior que a força exercida, tem-se uma contração excêntrica (tensão muscular durante o alongamento das fibras) (HEYWARD, 2004).
Dentre os testes isométricos, encontramos o teste com o uso de dinamômetros, que podem ser utilizados para a mensuração de força e resistência estática dos músculos das mãos, das costas e das pernas. O dinamômetro de preensão manual mede forças entre 0 e 100 kg, em intervalos de 1 kg, enquanto que o dinamômetro para avaliação das pernas e das costas mede forças entre 0 e 2500 lb em intervalos de 10 lb. (HEYWARD, 2004). O procedimento para mensuração da preensão manual é muito simples, basta o sujeito ajeitar bem a alça do aparelho e exercer força máxima, pressionando a alça, sendo que quando o objetivo da avaliação for verificar a resistência de força estática, o avaliador deverá marcar a força atingida logo no início e a força atingida depois de 1 minuto de preensão, registrando desta maneira a amplitude de declínio da força, uma vez que quanto mais resistente, menor será o declínio.
O conteúdo pode ser visualizado apenas por usuários cadastrados.
Já sou cadastrado! Quero me cadastrar!

Tags: força , Resistência , agilidade , avaliaçao , Teste
Não há comentários cadastrados.

UNIVERSIDADE NO FACEBOOK